in

Venda clandestina de doses da vacina contra o coronavírus no Rio de Janeiro é investigada pela Polícia Federal

As investigações foram deflagradas após denúncia recebida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Siphiwe Sibeko/Reuters | Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na sede de uma empresa que atua no ramo hospitalar, localizada na cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. A ação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, dia 8 de outubro, sendo o resultado de uma denúncia anônima feita para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) noticiando a venda clandestina e irregular de vacinas ainda em fase de testagem para a Covid-19.

Publicidade

De acordo com a Polícia Federal, a empresa investigada não possui nenhum tipo de autorização legal para participar dos procedimentos de testagem, tampouco comercialização de vacinas destinadas para a imunização humana contra o coronavírus.

As condutas apuradas podem se enquadrar nos artigos 273, § 1º-B, ou 171, do Código Penal. A sede da empresa que atuava clandestinamente está localizada no centro da cidade de Niterói.  

Publicidade

“A empresa investigada não possui qualquer tipo de autorização ou de convênio com as autoridades sanitárias, ou com a companhia desenvolvedora da vacina para atuar no processo de desenvolvimento ou comercialização desta”, divulgou a Delegacia de Polícia Federal responsável por cumprir os mandados de busca e apreensão na sede da empresa.

Publicidade

Diversos laboratórios internacionais atuam na fase final de testagem para a vacina contra o coronavírus. A Polícia Federal não informou a origem das vacinas que estavam sendo comercializadas de maneira clandestina. Essas informações, além de detalhes adicionais, deverão ser publicadas com o andamento das investigações.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com