in

Criança de sete anos sofre queimadura na córnea após ser atingida por álcool em gel de totem; caso liga alerta

Garoto acabou sendo atingido no olho por álcool após utilizar totem na entrada do seu condomínio.

Reprodução - TV Subaé

Uma criança de 7 anos sofreu uma queimadura na córnea durante a utilização de álcool em gel de um totem. O caso aconteceu no condomínio onde o garoto mora em Feira de Santana, cidade que fica a cerca de 100 km de Salvador. Apesar do susto, ele não corre o risco de ficar cego.

Publicidade

Na utilização do equipamento, o álcool em gel acabou esguichando na direção dos olhos da criança. 

“Foi justamente na hora em que o álcool esguichou e caiu dentro do olho dele”, disse Bárbara Gomes, mãe de Lucas. 

Publicidade

Segundo a oftalmologista Cristiana Ronconi, a postura da mãe em procurar atendimento médico o mais rápido possível para o garoto foi preponderante para que ele não tivesse um problema mais grave. 

Publicidade

“O álcool em gel é uma substância química que quando ele entra em contato com o olho humano, ele causa uma queimadura. Então, ele tira a primeira camada da superfície do olho e, a partir daí, ele começa a penetrar ainda mais rápido. Nessa hora, a gente precisa irrigar [lavar] o olho, o máximo possível”, explicou a especialista.

Publicidade

Alerta

O caso de Lucas liga o alerta para os pais tomarem cuidado com os filhos na utilização dos totens e de frascos de álcool em gel, que passou a ser um dos principais aliados do ser humano na luta contra a Covid-19. Segundo Bárbara, o seu filho entende perfeitamente a importância da utilização do produto na prevenção contra o coronavírus, mas o susto vivenciado faz com que a atenção seja redobrada às crianças. 

Especialista na área de dermatologia, Renata Dórea alerta que o excesso de lavagens com álcool em gel pode causar dermatite em quem possui pele sensível, principalmente em idosos e crianças.

A dermatologista Renata Dórea alerta para os cuidados que as pessoas devem tomar ao usar álcool em gel, principalmente quando se trata de adultos e crianças.

Publicidade
Publicidade
Publicidade