in

Calor pode deixar vítimas fatais no Brasil; país deve registrar temperatura recorde esta semana

Recorde histórico de calor no país foi registrado em cidade do Piauí, em 2005.

Jornal NH

O Brasil pode registrar recorde de calor nesta semana, de acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As altas temperaturas são perigosas e o instituto alerta para o risco de morte por hipertermia, que pode colapsar o corpo humano.

Publicidade

Nesta segunda-feira (6), as cidades de Nova Maringá, no Mato Grosso, e Água Clara, no Mato Grosso do Sul, registraram a temperatura de 44,6 graus Celsius. O recorde histórico no Brasil é apenas um décimo acima (44,7 graus) e foi registrado na cidade de Bom Jesus do Piauí, no dia 21 de novembro de 2005.

A região Centro-Oeste e o estado do Tocantins devem ser afetados pela onda de calor extrema que está sob o Brasil e vai até sexta-feira (9), de acordo com o Inmet. Essa onda teve início ao meio-dia de ontem. Segundo o instituto, algumas regiões devem ter temperaturas 5 graus acima do normal.

Publicidade

O aviso do Inmet abrange as seguintes áreas: Distrito Federal; centro sul, sudeste, sudoeste, norte e nordeste do estado do Mato Grosso; centro, sul, norte, leste e noroeste do estado de Goiás; oeste, sul e sudeste do estado de Tocantins.

Publicidade

Temperaturas elevadas em todo o Brasil 

Em todo o Brasil, as temperaturas devem ser elevadas nos próximos dias. Os estados do Centro-Oeste, por exemplo, podem registrar temperaturas que variam de 40 a 45 graus. No interior de São Paulo e de Minas Gerais, as temperaturas podem chegar a até 43 graus. No norte do Paraná, há previsão de 40 graus.

Publicidade

Chuvas pelo Brasil

Em meio ao calor forte, a Chuva pode ser a única opção para refrescar a amenizar a alta temperatura. Deve chover nesta terça-feira no Sudeste do Brasil. As pancadas de chuva devem atingir a Grande São Paulo, Sul e Zona da Mata de Minas, além do centro-sul do Rio de Janeiro. Na capital do Rio não deve chover.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!