in

Mães relatam transtorno com infestação de insetos às margens do Rio Pinheiros: ’40 picadas só no rosto’

As famílias temem que o aumento dos insetos possam elevar o surgimento de doenças como zika e dengue.

Crescer

Uma infestação de mosquitos tem literalmente tirado o sono dos pais que moram às margens do Rio Pinheiros, que fica localizado na Zona Oeste de São Paulo. As crianças pequenas são as que mais estão sofrendo com a situação. Desde o mês de agosto, com as temperaturas mais elevadas, a presença dos insetos começou a preocupar a população.

Publicidade

“A situação está muito ruim. Tenho feito tudo que está ao meu alcance: comprei repelentes naturais, porque estávamos nos infestando de tóxicos, não deixo água parada, a casa fica fechada o dia inteiro. E, ainda assim, tem mosquito nos quartos. As crianças estão todas picadas, se coçam o dia inteiro, mesmo com as redes em cima dos berços. Às vezes, coloco calças neles para dormir, apesar do calor. O pequeno já tomou 40 picadas só no rosto”, desabafou Paula Proushan, mãe de George, de 7 meses, e Paulo, de 2 anos.

Marina Bragante, mãe de trigêmeos de dois anos, falou sobre o sofrimento que os pernilongos têm provocado. Ela disse que os filhos têm alergia e sofrem com as picadas que incham. Além disso, ninguém consegue dormir direito. Além de todo desconforto, as famílias temem um aumento do número de casos de zika, dengue e outras doenças associadas aos mosquitos.

Publicidade

Os moradores já solicitaram a subprefeitura uma solução para o problema. A prefeitura de São Paulo já informou através da Secretaria Municipal de Saúde que tem ampliado ações de controle de pernilongos. Eles ressaltaram que há uma relação direta entre a elevação da temperatura e a capacidade de proliferação desses insetos.

Publicidade

Para tentar amenizar o problema, os pais podem fazer uso de barreiras físicas como roupas, repelentes naturais também é uma boa dica para quem não gosta de produtos químicos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.