in

Cadastro da chave PIX começou; o que é, pra que serve e como se cadastrar

Com o PIX será possível fazer pagamentos e transferências bancárias a qualquer dia e horário.

Foto Ipok

Mais de 600 instituições bancárias de todo o Brasil iniciaram, nesta segunda-feira, o cadastramento da chave PIX para os seus clientes. O novo meio de pagamentos e transferências foi desenvolvido pelo Banco Central e promete facilitar as transações financeiras.

Publicidade

Com o PIX, será possível fazer transferências de dinheiro entre pessoas físicas e jurídicas, além de pagamentos a serem feitos ou a serem recebidos. O objetivo é que o PIX substitua o DOC e o TED na hora de fazer transferência bancária. A boa notícia é que será de graça, ao contrário das outras duas operações que são cobradas, dependendo do tipo de conta e da instituição financeira.

A adesão ao PIX é opcional. Ao que tudo indica, o número de pessoas se cadastrando nesta segunda-feira parece ter sido alto. Nas redes sociais, internautas reclamaram da instabilidade dos aplicativos de grandes bancos.
A chave PIX começará a ser utilizada oficialmente no dia 16 de novembro.

Publicidade

O que é a chave PIX?

A chave PIX é uma espécie de identificação do usuário no sistema. A pessoa pode utilizar o número do CPF, o e-mail, o número de telefone ou um código aleatório chamado EVP como chave. No momento do cadastro no banco, há as opções disponíveis. Cada conta poderá ter até cinco chaves.

Publicidade

Se você tem conta no banco A e no banco B, é importante se atentar na hora de fazer o cadastro. Se cadastrar o CPF como chave PIX no banco A, por exemplo, o CPF não poderá ser usado como chave no banco B.

Publicidade

PIX é melhor que o TED e DOC?

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) permite transferências bancárias sem valor limite. No Documento de Ordem de Crédito (DOC), o valor limite para transferência é de R$ 4.999,99. Diferente do TED, em que a compensação na conta de destino acontece no mesmo dia, no DOC o crédito ocorre no dia útil seguinte.

Com o PIX, a transferência poderá ser feita 24 horas por dia, sete dias por semana. O PIX será gratuito e não precisará de tantos dados quanto os que são necessários para realizar TED ou DOC de conta não cadastrada, por exemplo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!