in

15 mil brasileiros são ostomizados anualmente; novidade promete devolver o convívio social rapidamente

Em 3 de outubro foi celebrado o Dia Mundial do Ostomizado. Em 3 de outubro foi celebrado o Dia Mundial do Ostomizado.

Instituto Total Gastro

Dia 3 de outubro é o Dia Mundial do Ostomizado, uma situação que acomete anualmente cerca de 15 mil brasileiros que passam a conviver com uma bolsa coletora na região do intestino para a eliminação de fezes. A estimativa é que 120 mil brasileiros já são ostomizados e as causas são inúmeras, como câncer de cólon, acidentes com perfurações abdominais, lesões no reto, doença de Crohn, entre outras.

Publicidade

A bancária Viviani Oliveira nasceu sem o intestino grosso, o reto e com o ânus imperfurado. Precisou usar fraldas até os 22 anos quando passou a utilizar somente a bolsa coletora. “Passei por algumas situações constrangedoras em função da bolsa de ostomia, tanto pelo odor quanto pelos incidentes de vazamentos com a bolsinha. Cansei de me sujar e foi desesperador. No início, ainda criança, eu tive a ajuda da minha família, mas precisei me tornar independente e aprender a fazer tudo sozinha”, conta Viviani, que tem 34 anos.

A vida com a bolsa de ostomia exige alguns cuidados especiais. Além dos cuidados com a bolsinha, o fator psicológico merece atenção, já que o convívio social e a falta de conhecimento podem parecer um obstáculo no início. A grande verdade é que, aos poucos, a pessoa de adapta à nova condição, a bolsinha passa a ser apenas mais um detalhe no dia a dia e o ostomizado pode ter uma vida normal.

Publicidade

Para facilitar a adaptação a essa nova rotina, uma empresa farmacêutica brasileira desenvolveu um produto único no mundo e que está revolucionando a qualidade de vida dos ostomizados. Batizado de Gelificador, o produto da paranaense Vuelo Pharma aromatiza as fezes armazenadas pela bolsa de ostomia, além de evitar vazamentos. Esses fatores promovem mais segurança e confiança ao ostomizado.

Publicidade

“O Gelificador é como uma injeção de autoestima e de segurança em que é ostomizado. Ele facilita os cuidados com a bolsa e a essência de lavanda contribui muito para o nosso bem-estar. Todo ostomizado precisa conhecer esse produto incrível”, detalha Viviani.

Publicidade

O Gelificador já está disponível no mercado com venda diretamente no site da Vuelo Pharma ou em marketplaces.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Anna Müller

Bastante ativa nas redes sociais, escrevo conteúdo sobre os mais diversos assuntos para a plataforma i7 Network.