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Dieta Ayurveda: conheça quais alimentos são indicados para o seu perfil biológico

O propósito desse sistema está no fortalecimento do sistema imunológico, equilíbrio do organismo e na prevenção de doenças

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Se você é ligado em saúde, com certeza já deve ter ouvido falar na dieta ayurveda. O ayurveda é um termo que vem do sânscrito e significa “ciência da vida” – que remete ao sistema mais antigo de saúde que se tem notícia. Com origem na Índia, a dieta reúne uma série de práticas para manter a saúde em dia, como massagens, meditação, ioga, uso de ervas, além, é claro, de boa alimentação.

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O propósito desse sistema está no fortalecimento do sistema imunológico, equilíbrio do organismo e na prevenção de doenças. Por isso, a base é a alimentação, já que o consumo de alguns grupos fornece propriedades que auxiliam na prevenção de doenças, equilibram o corpo e fazem com que o organismo trabalhe de forma correta.

A partir dessa ideia dividimos as pessoas em três grandes grupos, de acordo com características físicas e psicológicas: vata, pitta e kapha que são combinados de maneira única por ar, fogo, terra, água e éter (ou espaço). Cada pessoa tem um nível deles no corpo resultando no seu dosha, o que, consequentemente, influencia diretamente na sua personalidade, no metabolismo, na estrutura física e na forma como interagimos com o ambiente e com as outras pessoas.

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A grande sacada de toda essa dieta é evitar os alimentos que prejudicam o equilíbrio e dar prioridade aos que auxiliam na manutenção do organismo. Porém, é importante comentar que o principal objetivo não é a diminuição do peso, mas a melhora do sistema imunológico e do equilíbrio. O emagrecimento termina sendo apenas uma consequência. Confira a seguir quais são três doshas e os alimentos recomendados. 

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Vatta: são pessoas magras, com pouca musculatura e de metabolismo rápido. O desequilíbrio pode causar ansiedade, insônia e cansaço. A dica é priorizar os sabores adocicados e evitar amargos e adstringentes. Para manter o equilíbrio são recomendadas frutas como banana, cereja, amora, uva, limão, pêssego, ameixa, limão e coco. Os vegetais devem sempre ser cozidos com condimentos. Aspargos, beterraba, cenoura, cebola, batata doce, abóbora, lentilhas, feijão verde, espinafre e alho são indicados para compor o cardápio diário. Opte por chá de ervas digestivos como, camomila, gengibre fresco, canela e hortelã. O dosha vatta é representado pelos elementos ar e espaço.

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Pitta: são pessoas com estrutura óssea média, ativas e falantes. Representado pelo elemento fogo, a pessoa desse dosha deve evitar sabores ácidos e dar preferência para uma alimentação mais natural e refrescante, com sabores doces, amargos e adstringentes. Frutas maduras e adocicadas são as mais indicadas. Vegetais como, beterraba, aipo, abóbora e espinafre também devem fazer parte da rotina. O cardápio diário deve ser composto por alimentos como quinoa, aveia, granola, arroz branco, feijões, manteiga sem sal, queijo branco, peixe de água doce, frango orgânico, açúcar mascavo e azeite de oliva. O dosha pitta é representado por fogo e água.

Kapha: as pessoas com esse dosha tendem a ganhar peso muito rápido e possuem uma estrutura óssea grande. A dica é evitar sabores doces e comidas frias e priorizar adstringentes, picantes e amargos. Maçã, pêra, framboesa, amora, figo, pêssego, morango, cereja, ameixa preta seca, romã e damasco devem compor o cardápio de frutas. Dê preferência para aspargos, beterraba, brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, alface, berinjela, espinafre, cenoura, rabanete, batata branca, folhas verdes, cebola, salsa, aipo, repolho e rabanete. Evite sal e consuma pimenta preta, pimenta caiena, cardamomo, gengibre, alho e cominhos. Kapha é regido pelos elementos água e terra.

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Escrito por Anna Müller

Bastante ativa nas redes sociais, escrevo conteúdo sobre os mais diversos assuntos para a plataforma i7 Network.