in

Vacina contra Covid-19: data prevista para imunização já está definida; conheça o processo

O governador já definiu quem vai receber a vacina primeiro no estado de São Paulo.

Pais&Filhos

A vacina contra Covid-19 é provavelmente o maior desejo de toda população mundial na atualidade. O Brasil já pode celebrar as boas novas em relação à vacinação contra o vírus que matou milhares de pessoas ao redor do mundo. Segundo o governador de São Paulo, João Doria, a vacinação em massa contra o novo coronavírus já tem data definida. 

Publicidade

O anúncio foi feito por João Doria nesta quarta-feira, 30 de setembro. A data de início para vacinação contra a Covid-19 vai começar no dia 15 de dezembro pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Segundo o governador paulista, os profissionais da área da saúde serão os primeiros a ser imunizados.

Apesar de definir uma data, Doria fez questão de deixar claro que para que isso possa acontecer é necessário que a fase de teste da vacina tenha sido finalizada, fato que está previsto para que ocorra em até 30 dias. Também é preciso autorização da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Publicidade

Entenda o processo de vacinação

A previsão feita pelo governo paulista é que a população do estado esteja vacinada até o fim do mês de março do próximo ano. A pessoa vai precisar receber duas doses, que vão ser aplicadas em 14 dias. Essa é a expectativa, mas tudo depende dos resultados clínicos.

Publicidade

Conforme informado, primeiramente serão os profissionais da área da saúde, tanto os que atuam em hospitais públicos quantos os que trabalham em unidades privadas. O governo paulista e o laboratório chinês Sinovac assinaram o acordo para a compra de 46 milhões de doses. A previsão de chegada é no começo do mês de dezembro.

Publicidade

De acordo com o documento, o Instituto Butantan vai ter a permissão para poder produzir a vacina em uma fábrica que deve ser construída em breve.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.