in

Surto de gripe aviária em meio à pandemia de Covid-19 deixa países em alerta

A União Europeia principalmente está preocupada com esse novo surto e as autoridades estão analisando o que pode ser feito.

DinheiroRural

A União Europeia está preocupada com os surtos de gripe aviária que estão surgindo em vários países. Aves selvagens e até mesmo domésticas estão sendo infectadas. Vale lembrar que o risco de contágio entre os animais é altíssimo, porém, a transmissão para humanos é difícil de acontecer.

Publicidade

De acordo com um documento divulgado pela União Europeia, os países já foram avisados e intensificarão todas as medidas necessárias de vigilância e também de biossegurança para tentar evitar possíveis surtos de gripe aviária nos próximos meses.

As providências começaram a ser tomadas depois de alguns surtos vieram à tona, principalmente nas regiões ao oeste da Rússia e também no Cazaquistão, que são justamente as que encontram-se na rota de migração de outono.

Publicidade

Ainda segundo o relatório divulgado pela UE, ainda é baixo o risco de transmissão do vírus da Influenza aviária para as pessoas, porém, especialistas continuam atentos para possíveis mudanças.

Publicidade

As pessoas já começaram a ser aconselhadas a evitarem tocar em aves, principalmente aquelas que estiverem mortas. Neste caso é preciso que o profissional usando o equipamento de proteção adequado faça o recolhimento do animal.

Publicidade

Os primeiros casos de gripe aviária foram na Itália, ainda no ano de 1900. Um dos piores surtos foi registrado em 2005, quando muitas pessoas foram contaminadas na Tailândia, Camboja, Vietnã e na Indonésia também.

Quando uma pessoa é contaminada pela gripe aviária, o tratamento é feito com antivirais que combatem o vírus da gripe, além do acompanhamento médico, caso o quadro se agrave.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br