in

‘Ela só tem meio coração’: mãe desabafa após filha cardiopata que foi desenganada completar 1 ano de vida

A mãe da pequena relembrou o momento em que descobriu a condição da filha, ainda na gravidez.

Crescer

O Dia Mundial do Coração é celebrado nesta terça-feira, 29 de setembro. Os familiares da pequena Ayla tem muito o que comemorar nesta data, pois a garotinha foi desenganada pelos médicos. A menina tem apenas meio coração e com apenas três dias de vida teve que ser submetida a uma intervenção cirúrgica. Quando completou três meses, a família teve que enfrentar uma nova cirurgia. E essa não foi a última vez, já que quando tiver três anos vai ter que fazer outra intervenção.

Publicidade

A mãe relatou que chegou a morar no hospital por cinco meses, mas em nenhum momento desistiu e sempre acreditou no milagre, explicou Suelen Siscate, moradora de Sumaré, interior do estado de São Paulo. Hoje, a pequena Aula tem um ano e três meses de vida e sofre da doença chamada síndrome da hipoplasia do coração esquerdo.

Durante uma entrevista concedida por Suelen ao portal de notícias Crescer, a mulher relembrou o momento difícil que foi a descoberta da doença da filha. Ela contou que casou em 2015 e sempre teve o desejo de se tornar mãe. A condição foi revelada durante um ultrassom feito com 30 semanas de gravidez. Após o exame, eles fizeram um ecocardiograma fetal e receberam o diagnóstico de síndrome da hipoplasia do coração esquerdo.

Publicidade

Foi quando a médica explicou os pais que a pequena Ayla era portadora de uma cardiopatia grave, pois somente a metade do coração funcionava e que a pequena iria necessitar de um hospital especializado assim que nascesse. A mãe emocionada disse que sempre esperava por um milagre.

Publicidade

“No total, ficamos 4 meses e meio no hospital até a tão sonhada alta chegar. Para virar a página e começar uma nova vida, fomos ver o mar e agradecer a Deus pela oportunidade divina”. Atualmente, a pequena faz um tratamento com fonoaudióloga, terapia ocupacional e fisioterapia e também um acompanhamento trimestral.

Publicidade

A mãe disse que a filha come, engatinha, pratica natação e está quase dando os primeiros passinhos e tem sido uma grande alegria para família. Suelen está grávida novamente de um menino.

Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.