Auxílio Emergencial: parcela de R$ 300 para quem não é do Bolsa Família começa a ser paga nesta semana

Benefício será pago pelo governo federal até o dia 31 de dezembro, mas nem todos receberão as quatro parcelas.

PUBLICIDADE

Depois de uma grande espera, o Ministério da Cidadania divulgou na noite da última segunda-feira (28), o calendário das novas parcelas do Auxílio Emergencial Residual para grupos fora do Bolsa Família. O cronograma irá até o mês de dezembro, contudo, nem todos os beneficiários terão direito a 100% das parcelas adicionais. 

PUBLICIDADE

No calendário, ficou estabelecido que os pagamentos da sexta parcela serão iniciados já nesta quarta-feira (30), com beneficiário nascidos em janeiro e que receberam a primeira parcela em abril. Além deste grupo, brasileiros que fizeram a contestação e se tornaram elegíveis ao benefício entre 20 de julho e 25 de agosto, também começam a receber amanhã.

Já quem recebeu a primeira parcela em maio, o cronograma será iniciado a partir do dia 30 de outubro. 

Mesmo sistema

A exemplo das parcelas anteriores, os beneficiários fora do Bolsa Família continuam com dois cronogramas de pagamentos. No primeiro, o dinheiro é creditado na poupança digital, podendo ser utilizado para pagamentos de contas e realização de compras, e somente depois é liberado para saques e transferências.

Quem receber o crédito nesta quarta (30), poderá sacar ou transferir o montante de R$ 300 a partir do dia 16.

PUBLICIDADE

Volume menor

Como já era esperado por conta da sinalização do governo federal, nem todos os brasileiros terão direito ao total de quatro cotas na nova fase do benefício. Isto porque, os pagamentos serão realizados até o dia 31 de dezembro, independente de quantas parcelas ainda estarão em aberto.

Ou seja, apenas beneficiários do Bolsa Família, brasileiros que receberam a primeira cota em abril e quem conseguiu a contestação entre 20 de julho e 25 de agosto, terão direito às quatro cotas do benefício.