in

Conheça os 5 sinais no corpo da grávida que podem indicar que o parto se aproxima

Algumas mudanças no corpo da mulher podem indicar que o nascimento do bebê está próximo.

Tua Saúde

A gravidez é um momento muito especial na vida da maioria das mulheres. Mas, para as mamães de primeira viagem tudo é novidade, principalmente na hora do nascimento do bebê. Contudo, contrações intensas e a bolsa estourar são indícios claros que o pacotinho está pronto para chegar ao mundo a qualquer momento.

Publicidade

Além dos indícios que são óbvios, o corpo da mulher está em mudança constante, o que torna possível sentir que o nascimento se aproxima através de sensações emocionais e incômodos que vão acontecendo no corpo. Alguns destes sinais que o corpo dá nem sempre são fáceis de interpretar.

Para ajudar a futura mamãe a entender se o nascimento da criança está perto, este artigo vai elencar 5 sinais no corpo da gestante que podem indicar que o parto se aproxima. Portanto, se você está se aproximando da 36ª semana, deve ficar atenta.

Publicidade

1 – Aumento nas contrações de Braxton Hicks

No início do terceiro trimestre, a futura mamãe pode ter um incômodo diferente, que são contrações de Braxton Hicks ou também conhecida como contração de treinamento, e, geralmente, tem relação com a movimentação da criança. A medida que o parto se aproxima, elas podem ficar mais constantes e intensas.

Publicidade

2 – Pressão pélvica

Provavelmente, você já escutou alguém comentar que a barriga de alguém abaixou. Apesar de ser um tipo de informação subjetiva e que não serve para todas as mulheres, é fato que esse tipo de situação pode acontecer já que a barriga pode diminuir alguns centímetros por causa da movimentação da criança.

Publicidade

3 – Sensação de estar respirando com mais facilidade

Isso também está relacionado com a descida da criança para área pélvica e, por causa disso, as futuras mamães podem ter a sensação de respirar melhor se comparado aos meses anteriores da gestação.

4 – Diminuição do movimento fetal

Os chutes no começo são intensos, mas na reta final da gestação é normal que o bebê mexa bem menos. Isso ocorre por causa da diminuição do volume de líquido amniótico na bolsa.

5 – Inchaço maior nas mãos e pernas

Esse tipo de sintoma não é algo que costuma acontecer somente na reta final da gravidez. Contudo, nas últimas semanas, pode surgir de uma maneira diferente e mais acentuada, principalmente, nas mãos e pernas. Isso acontece porque na reta final os vasos sanguíneos estão mais comprimidos, o que prejudica a circulação. Cansaço, maior fadiga, dor na região lombar, coração acelerado e dificuldade para conseguir dormir são outras queixas comuns das mamães.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.