in

Adolescente morre ao cair da escada na casa da avó e família salva vidas ao doar órgãos

Pulmão foi transplantado em paciente por equipe do instituto do Coração de São Paulo.

Arquivo pessoal Matheus Alves

A morte de um ente querido é sempre um momento difícil. A família de Matheus Antônio Alves, de apenas 17 anos, viveu esse momento terrível. O adolescente morreu depois de uma tragédia: ele caiu da escada da casa da avó, em Campo Limpo Paulista, São Paulo, e bateu a cabeça.

Publicidade

Depois de ficar internado por três dias, a morte cerebral foi confirmada. Em meio a dor, a família de Matheus tomou uma atitude de amor ao próximo e autorização a doação dos órgãos. Fígado, pâncreas, rim, coração, ossos e pulmão foram doados e ajudaram a salvar vidas.

O pulmão salvou Luane Caroline Grotto, de 25 anos. A jovem mora em Indaiatuba, também em São Paulo, e foi diagnosticada com bronquiectasia. Há dois anos ela aguardava por um pulmão na fila do transplante. O órgão de Matheus ajudou a salvar sua vida.

Publicidade

Pulmão doado pela família Matheus ajudou a salvar vida de mulher

Com a autorização da família para a doação dos órgãos de Matheus, uma força-tarefa foi montada para que o pulmão salvasse Luane. Na sexta-feira (25), o órgão foi captado no Hospital São Vicente, em Jundiaí, e levado ao heliporto da prefeitura. Lá, um helicóptero Águia, da Polícia Militar, o levou ao Instituto do Coração, em São Paulo.

Publicidade

Luane (foto acima) já estava no Incor desde o meio-dia. Ela havia embarcado em uma aeronave no quilômetro 60 da Rodovia Santos Dumont (SP-75). A pista foi interditada por alguns minutos. A cirurgia durou aproximadamente sete horas. A recuperação é lenta. Para a família de Matheus pode ser um alento saber que o rapaz ajudou a salvar algumas vidas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!