O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desembarcou em São Paulo no início da noite de hoje (24) para realizar uma cirurgia na bexiga nesta sexta-feira (25), no Hospital Albert Einstein, na Zona Sul da capital paulista.
O chefe do Executivo pousou por volta das 18h15, mas só deixou o Aeroporto de Congonhas por volta das 20h.
O procedimento
Jair Bolsonaro está com um cálculo vesical na bexiga. Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência, o presidente dará entrada no Einstein na manhã desta sexta, a cirurgia será realizada pelo médico urologista Leonardo Borges e está marcada para às 10h30.
Um cardiologista estará acompanhando o procedimento. A data da alta do presidente será avaliada conforme a sua recuperação no pós-cirúrgico.
Recentemente, em conversa com apoiadores no Palácio do Alvorada, Bolsonaro afirmou que tem o cálculo renal há mais de cinco anos. De acordo com o presidente, a pedra está na bexiga e tem o tamanho um pouco maior do que um grão de feijão.
Ouvido pelo G1, o urologista George Tormin Borges Júnior disse que um paciente pode conviver com a pedra na bexiga por muitos anos, contudo, chega um determinado momento que ela aumenta de tamanho e passa a incomodar muito, gerando incômodo para urinar, uma vez que obstruí o canal da urina, bem como pode provocar sangramento.
“Com o passar do tempo, ele dentro da bexiga, se infecta e vai aumentando o tamanho dele progressivamente”, disse o especialista.
Depois de ser vítima do atentado em Juiz de Fora, no ano de 2018, às vésperas das eleições, Bolsonaro já foi submetido a quatro cirurgias. Por conta do procedimento a ser realizado nesta sexta-feira, o chefe do Executivo cancelou toda a sua agenda de compromissos que teria nos próximos dias, e deve voltar aos trabalhos na semana que vem.