in

Auxílio Emergencial ou Renda Brasil? O que o brasileiro mais pobre pode esperar de 2021

Presidente Jair Bolsonaro descartou Renda Brasil, mas autorizou criação

Caixa

O que o brasileiro mais pobre pode esperar do ano de 2021? Esta pergunta está na boca de muita gente, mas a resposta ainda é incerta. Em dezembro, o governo federal encerra o pagamento do Auxílio Emergencial. Quem começou a receber em abril, terá direito a quatro parcelas de R$ 300, entre setembro e dezembro.

Publicidade

Para 2021, pouco se sabe. Há algumas semanas, o governo enviou o Orçamento para o ano que vem ao Congresso. O governo do presidente Jair Bolsonaro não incluiu novos auxílios ou programas sociais relacionados à pandemia do coronavírus no documento. Nesta semana, Bolsonaro publicou vídeo em suas redes sociais em que colocou um ponto final no Renda Brasil e disse que até o fim de seu governo o programa social continuará sendo o Bolsa Família.

O economista Aod Cunha comentou sobre o orçamento ao GaúchaZH. “Conseguir manter o teto de gastos e não gastar mais nada com auxílio emergencial e Covid-19. É o que a peça orçamentária esta mostrando. Acho bem otimista, para falar a verdade”, disse. O auxílio emergencial ajudou Jair Bolsonaro a elevar sua popularidade, especialmente entre a camada mais pobre da população brasileira.

Publicidade

Bolsonaro autorizou criação de programa social

O senador Márcio Bittar (MDB-AC) é o relator do Orçamento do ano que vem. Na quarta-feira (16), ele se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro a portas fechadas no Palácio do Planalto. Após a reunião, ele revelou à imprensa que foi autorizado por Bolsonaro a incluir no Orçamento a criação de um novo programa social.

Publicidade

Ainda não foram divulgados detalhes deste novo programa social, mas já é uma luz no fim do túnel para milhões de brasileiros que correm o risco de ficar desamparados após o fim do pagamento do auxílio emergencial, em dezembro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!