Mesmo ainda sem ser votada a aprovação no Congresso Nacional, a sexta parcela do Auxílio Emergencial – a primeira cota de R$ 300 – começará a ser paga nesta quinta-feira (17) pela Caixa Econômica Federal.
Os beneficiários contemplados no dia de hoje serão os integrantes do Bolsa Família, que possuem NIS (Número de Identificação Social) dígito 1. O calendário é prioritário para este grupo, e vai até o dia 30 de setembro (cronograma abaixo). Os demais grupos, inscritos no programa via site e aplicativo, ainda aguardam a divulgação do esquema de pagamento das cotas extras por parte do Ministério da Cidadania.
Outros pagamentos
Também nesta quinta-feira (17), a Caixa Econômica Federal libera saques e transferências de novas parcelas para 3,8 milhões de brasileiros. Os contemplados serão os aniversariantes do mês de dezembro. Este grupo já teve o montante de R$ 600 liberado em suas respectivas poupanças digitais para utilização nos pagamentos de contas e realização de compras.
Quem foi aprovado no primeiro lote poderá sacar a terceira e quarta parcelas;
Quem foi aprovado no segundo lote poderá sacar a segunda e terceira parcelas;
Quem foi aprovado no terceiro lote poderá sacar a segunda parcela;
Quem foi aprovado no quarto lote poderá sacar a primeira e segunda parcelas;
Quem foi aprovado no quinto lote poderá sacar a primeira parcela;
Quem foi aprovado no primeiro lote, mas teve o benefício suspenso, pode sacar a terceira e quarta parcelas.
Polêmica
O Auxílio Emergencial Residual levantou uma grande polêmica, uma vez que nem todos, de acordo com o que foi sinalizado no texto da Medida Provisória, receberão o mesmo volume de parcelas. Quem teve a primeira parcela recebida após abril, por exemplo, não terá às quatro cotas disponíveis, isto porque o pagamento do benefício vai até dezembro.