Garoto de 13 anos morre após contrair ameba comedora de cérebro e autoridades fazem alerta

O menino estava curtindo férias em um acampamento quando começou a passar mal.

PUBLICIDADE

Um menino de 13 anos morreu na Flórida, Estados Unidos, após contrair uma ameba conhecida por ‘comedora de cérebro’, ele estava aproveitando as férias em um acampamento quando passou mal.

PUBLICIDADE

A CBS News informou que o garoto estava em um local onde havia um lago, que é um dos lugares preferidos desta ameba, principalmente quando é de água morna. Assim como acontece nestes casos, a vítima adoeceu rapidamente e chegou a ser levada ao hospital mais próximo, mas veio a óbito.

Recentemente um outro caso como esse foi registrado, também nos Estados Unidos, no mês de julho uma pessoa veio a óbito por causa deste protozoário, mas sua identidade não foi revelada pelas autoridades. Em 2019 foi uma garota de 10 anos que faleceu vítima desta ameba, ela nadou em um rio, onde provavelmente contraiu esse inimigo invisível.

A Naegleria fowleri é mais conhecida como ‘comedora de cérebro’ porque ela entra pelo nariz e rapidamente chega ao cérebro da vítima, onde começa seu ataque aos tecidos cerebrais, podendo levar a óbito em menos de uma semana.

Ela se alimenta de bactérias e tem sido encontrada em regiões alagadas nos Estados Unidos. Um infectologista brasileiro explicou que esse tipo de infecção é rara, mas fatal na maioria das vezes, por isso é preciso tomar muito cuidado e procurar ajuda médica quanto antes.

PUBLICIDADE

O grande problema é que os sintomas nem sempre são detectados rapidamente e muitas vezes são até confundidos com outra doença. Nos Estados Unidos, boa parte dos casos foi registrado na Flórida e no Texas.