in

Jair Bolsonaro anuncia cirurgia por conta de ferimentos internos na bexiga: ‘tenho há mais de cinco anos’

Em conversa com apoiadores políticos na porta do Palácio da Alvorada, o presidente da República deu maiores informações sobre o seu problema.

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Em conversa com apoiadores políticos, o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) informou que fará uma cirurgia no decorrer dos próximos dias. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (1º), e a intervenção médica tem o objetivo de retirar um cálculo renal que atinge o político há pelo menos cinco anos em sua bexiga. Apesar dos esclarecimentos, não há confirmação sobre a data exata para a realização do procedimento.

Publicidade

O anúncio foi feito na porta do Palácio da Alvorada, a residência oficial da presidência da República, onde o chefe do Executivo costuma se encontrar com apoiadores políticos. De acordo com Jair Bolsonaro, a decisão pela retirada foi necessária, pois o cálculo, do tamanho de um grão de feijão, está começando a causar ferimentos internos em sua bexiga. 

“Não estou com cálculo renal, não. Esse cálculo aqui é de estimação. Eu tenho há mais de cinco anos, está na bexiga. É maior que um grão de feijão. Resolvi tirar porque deve estar aí ferindo internamente a bexiga”, disse em tom humorado. 

Publicidade

Cálculos renais são problemas relativamente comuns, sendo ocasionados em decorrência de massas sólidas que podem surgir tanto nos rins quanto em outros órgãos do sistema urinário. Os sintomas variam de paciente para paciente, alguns podem não sentir nenhum efeito adverso, enquanto outros relatam dores, náuseas e vômitos. 

Publicidade

Em julho deste ano, o presidente foi diagnosticado com o novo coronavírus. Ele sentiu alguns sintomas tradicionais da síndrome respiratória aguda, a Covid-19, como febre. Por conta disso, esteve em isolamento e cancelou os compromissos oficiais. Após novos testes apontarem negativo, está curado da enfermidade.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com