in

Sabe porque o bebê encosta rostinho no colo da mãe? Gesto não é à toa e tem lindo significado

Além de ser algo muito fofo, existe uma razão biológica para o gesto dos pequenos.

Vix

A maternidade é a realização de um grande sonho para a maioria das mulheres. A notícia da gravidez é sempre uma grande alegria para os futuros pais, amigos e familiares. Contudo, os papais de primeira viagem têm muitas dúvidas sobre como cuidar do pacotinho após o nascimento. Além disso, muitos não conseguem entender alguns gestos que as crianças fazem.  

Publicidade

É algo muito comum que os pequenos encostem o rostinho no colo da mamãe ou do papai. O gesto do pequeno é algo muito fofo, porém é muito mais do que isso, ele possui um significado importante. Muita gente não sabe, mas o gesto de encostar o rostinho no colo dos pais tem uma razão biológica.

Os bebês recém-nascidos são cheios de reflexos involuntários que vão desaparecendo a medida que a criança vai crescendo. Contudo, vale ressaltar que eles são muito preciosos durante o período em que o cérebro ainda não está completamente desenvolvido e serve para que a evolução possa acontecer da maneira mais saudável possível.

Publicidade

É muito importante que os pais estejam atentos e tenham conhecimento desses reflexos desde o primeiro momento para que possa entender bem o filho. Então, qual motivo leva a criança a encostar o rostinho na mamãe?

Publicidade

Este gesto da criança especificamente é chamado de reflexo de busca. O bebê costuma fazer isso até os quatro meses de vida. Conforme estudos que já foram publicados na Academia Americana de Pediatria, este reflexo é muito importante, pois permite que o pequeno consiga buscar pelo alimento.

Publicidade

Quando a criança gira a cabeça e com isso acaba esfregando o rosto no colo da mamãe ou do papai, ele, na verdade, está tendo um reflexo involuntário procurando o seio materno para poder se alimentar. Isso quer dizer que o bebezinho está com vontade de comer, ou seja, está com fome. Por esse motivo, é muito comum que faça o movimento de sucção com a boca.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.