in

Brasil registra primeira suspeita de reinfecção do coronavírus e liga alerta

País é o segundo mais afetado pela pandemia do coronavírus na escala mundial.

Divulgação - OMS

A pandemia do coronavírus segue assolando a população brasileira, que aguarda ansiosamente a chegada de uma vacina contra a Covid-19. Contudo, a exemplo do que está ocorrendo em alguns países, o Brasil registrou o seu primeiro caso suspeito de reinfecção da doença. 

Publicidade

Residente em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, uma mulher de 39 anos é suspeita de ter contraído o coronavírus duas vezes. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio, ela testou positivo para a Covid-19 em maio, e apresentou novo quadro da doença neste mês. A paciente trabalha no Rio de Janeiro e em Angra dos Reis, e vem sendo acompanhada pelas autoridades de saúde. 

Pronunciamento

Em uma nota enviado à imprensa, a Secretaria de Saúde disse que “por ser uma doença nova, ainda está sendo estudada pelos especialistas a possibilidade de reinfecção por covid, assim como pode acontecer com outras viroses. Contudo, notificações de casos de reinfecção são incomuns”.

Publicidade

Objeto de estudo

A reinfecção do coronavírus tem sido objeto de estudo em vários países. Em solo nacional, a Fiocruz vem realizando pesquisas para descobrir mais sobre o tema.

Publicidade

Na última segunda-feira (24) cientistas de Hong Kong confirmaram o primeiro caso confirmado de reinfecção da Covid-19. 

Publicidade

Segundo os asiáticos, um paciente aparentemente saudável e jovem apresentou um quadro de reinfecção. Na primeira infecção ele apresentou sintomas leves, e depois quatro meses e meio, testou positivo novamente, mas dessa vez ficou assintomático. Segundo os pesquisadores, isto pode ter sido possível por conta da mutação do vírus. 

Publicidade
Publicidade