in

Mulheres que tiveram Covid-19 relatam queda capilar excessiva três meses após o diagnóstico: ‘Desespero total’

As suspeitas são de que o problema tenha relação com uma condição conhecida por eflúvio telógeno.

Metrópoles/Divulgação

Os sintomas decorrentes da contaminação pelo coronavírus, causador da síndrome respiratória Covid-19, seguem sendo atualizados com o passar dos dias, diante das experiências pessoais de pessoas que sofreram o contágio. Além das tradicionais, febre, tosse e dificuldade para respirar, muitos pacientes andam relatando uma queda expressiva dos cabelos, mesmo tendo se passado três meses desde o diagnóstico.

Publicidade

Situação análoga acontece com a empresária carioca Josana da Silva Canedo de Almeida, de 37 anos. Após testar positivo para o coronavírus em abril deste ano, considerava a luta contra a doença vencida, até que os fios de cabelo começaram a cair de maneira desesperadora.

Josana revela que sentiu um enorme desespero ao perceber que algo de errado estava acontecendo com os seus fios de cabelo, e o baque foi ainda maior quando descobriu que o fenômeno estava associado com o seu recente diagnóstico de Covid-19.

Publicidade

“Para piorar, nem ao menos sabia o que estava causando a queda. Só fui associar o problema à Covid-19 quando procurei um tricologista [dermatologista especializado em saúde dos fios]”, declara.

Publicidade

O que dizem os especialistas

Pesquisadores de todo o mundo tentam compreender a relação entre a queda capilar e o coronavírus, sendo os estudos mais avançados até o momento os que se desenrolam no Hospital Ramón y Cajal, em Madrid, capital da Espanha.

Publicidade

Até a presente data, as suspeitas mais plausíveis são de que a queda dos fios tenha relação com uma condição capilar conhecida por eflúvio telógeno. Trata-se de uma interrupção no crescimento normal dos fios, que começam a cair, cerca de três meses após o paciente sofrer um evento traumático, de acordo com a tricologista Marina Barletta, integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da American Hair Research Society (AHRS).

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com