Bolsonaro causa grande polêmica ao defender trabalho infantil durante evento

Presidente da república participou de evento promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em Brasília.

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro participou do Congresso Nacional da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) que foi realizado em Brasília. Em tom crítico e compartilhado com o empresariado presente, Bolsonaro falou sobre as suas primeiras experiências de vida com trabalho e acabou sendo alvo de nova polêmica ao defender o trabalho infantil.

PUBLICIDADE

Durante sua fala, o presidente disse que seu primeiro trabalho ocorreu quando ele tinha apenas 10 anos em um bar situado em Sete Barras, no Vale do Ribeira. A pedido do pai, Bolsonaro disse que teve que trabalhar do período da tarde e no início da tarde.

“Eu estudava de manhã e à tarde, das 2 (horas) da tarde até as 6, 7 (horas) da noite”, afirmou.

Presidente criticou regras de trabalho infantil e disse que menores fumam ‘paralelepípedo de crack’

Jair Bolsonaro adotou um tom de impessoalidade ao empresariado presente no evento e expôs a sua opinião sobre as atuais regras regidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que proíbem o trabalho infantil.

Sobre a proibição do trabalho, o presidente disse em tom de ironia que os menores de hoje em dia não podem trabalhar mais podem ‘fumar paralelepípedo de crack’. 

PUBLICIDADE

Empresariado aplaudiu fala do presidente e pediu auxílio em crise gerada pela pandemia da Covid-19

O evento contou com empresários e lobistas do setor, que foram até Brasília pedir socorro ao governo por causa da crise gerada durante a pandemia da Covid-19, que obrigou os bares e restaurantes a fecharem as portas.

Apesar de o presidente ter defendido a liberação do trabalho infantil, funções desempenhadas por menores de 16 anos são proibidas e, só é autorizada a ocorrer partir dos 14 anos, com jornada de trabalho reduzida e na condição de aprendiz.