in

Dilma Rousseff e PT são condenados a pagar R$ 75 mil por calote em empresa, ocorrido nas eleições de 2014

Mais de 40.000 bandeirinhas eleitoreiras teriam sido contratadas, mas não houve o pagamento até hoje.

Foto: AFP/Arquivos

O Tribunal de Justiça do estado de São Paulo (TJSP) condenou a ex-presidente Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores (PT) ao pagamento de uma indenização na casa de R$ 75,4 mil. O dinheiro é referente a um possível calote aplicado em uma empresa prestadora de serviços durante as eleições presidenciais de 2014, e o acordo firmado dizia respeito à confecção de 41.500 bandeiras de propaganda partidária. O valor nunca teria sido pago. Ainda cabe recurso aos condenados.

Publicidade

Conforme apurou o jornalista Rogério Gentile, em coluna no UOL, a empresa que teria sido lesada está registrada sob o nome de Angela Maria do Nascimento Sorocaba – ME. Já as bandeiras foram encomendadas para as campanhas eleitorais e traziam os rostos da então candidata Dilma Rousseff e de Alexandre Padilha, que concorreu ao governo do estado de São Paulo na mesma ocasião.

O que dizem os acusados

A defesa da ex-presidente Dilma Rousseff alega que as encomendas nunca foram entregues, motivo pelo qual não foi feito o devido pagamento. O diretório nacional do Partido dos Trabalhadores declarou que a responsabilidade é inteiramente do diretório estadual da legenda, em São Paulo, onde teriam sido feitas as encomendas.

Publicidade

Relator do processo contesta a defesa

O desembargador Melo Colombi, relator do processo, não aceitou a argumentação da defesa dos réus. Ele afirma que a autora das acusações conseguiu provar a entrega do material contratado, inclusive utilizado durante a campanha eleitoral pelos contratantes.

Publicidade

“O Diretório Nacional do PT pode não ter assinado o recebimento dos produtos, mas isso não acarreta inexistência de sua responsabilidade por serviço prestado em seu favor”, afirma Melo Colombi em sua decisão.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com