Muitos se perguntavam se era possível contrair a Covid-19 mais de uma vez e os especialistas já tem uma resposta para esse questionamento. Os cientistas de Hong Kong fizeram o anúncio nesta segunda-feira, 24 de agosto. Eles confirmaram o primeiro caso no mundo de reinfecção pelo novo coronavírus.
“Um paciente aparentemente saudável e jovem teve um segundo caso de infecção pela Covid-19 diagnosticado 4 meses e meio depois do primeiro episódio”, disseram os especialistas, da Universidade de Hong Kong, através de comunicado. Os pesquisadores fizeram o teste do código genético do vírus e conseguiram identificar que o vírus da segunda infecção pertencia a uma outra linhagem, ou seja, é diferente da primeira.
O paciente que contraiu a doença apresentou sintomas leves na primeira vez que foi infectado, já na segunda ficou assintomático. De acordo com os estudiosos, a segunda infecção é provocada por um novo vírus. Os pesquisadores de Hong Kong disseram que a segunda versão do vírus é bem mais próxima daquele que esteve em circulação na Europa entre os meses de julho e agosto. Inclusive, o paciente tinha retornado de uma viagem à Europa.
Infelizmente, o mundo pode não ficar livre desse vírus que tem assolado o mundo inteiro. Os cientistas acreditam ser provável que ele permaneça em circulação, já que a reinfecção do novo coronavírus é possível de acontecer, a transmissibilidade da enfermidade acaba se mantendo. Pessoas que já foram contaminadas podem ser infectadas novamente.
No mês de maio, a OMS – Organização Mundial de Saúde já tinha sinalizado a possibilidade de que a Covid-19 se tornasse endêmica. Isso quer dizer que o vírus vai pode ser encontrado de forma regular em uma área determinada ou população, sem desaparecer definitivamente.