in

Pesquisadores anunciam 1º caso confirmado de reinfecção da Covid-19; vírus pode se tornar endêmico

Os pesquisadores testaram o código genético do vírus e descobriram que são de linhagens diferentes.

G1

Muitos se perguntavam se era possível contrair a Covid-19 mais de uma vez e os especialistas já tem uma resposta para esse questionamento. Os cientistas de Hong Kong fizeram o anúncio nesta segunda-feira, 24 de agosto. Eles confirmaram o primeiro caso no mundo de reinfecção pelo novo coronavírus

Publicidade

“Um paciente aparentemente saudável e jovem teve um segundo caso de infecção pela Covid-19 diagnosticado 4 meses e meio depois do primeiro episódio”, disseram os especialistas, da Universidade de Hong Kong, através de comunicado. Os pesquisadores fizeram o teste do código genético do vírus e conseguiram identificar que o vírus da segunda infecção pertencia a uma outra linhagem, ou seja, é diferente da primeira.

O paciente que contraiu a doença apresentou sintomas leves na primeira vez que foi infectado, já na segunda ficou assintomático. De acordo com os estudiosos, a segunda infecção é provocada por um novo vírus. Os pesquisadores de Hong Kong disseram que a segunda versão do vírus é bem mais próxima daquele que esteve em circulação na Europa entre os meses de julho e agosto. Inclusive, o paciente tinha retornado de uma viagem à Europa.

Publicidade

Infelizmente, o mundo pode não ficar livre desse vírus que tem assolado o mundo inteiro. Os cientistas acreditam ser provável que ele permaneça em circulação, já que a reinfecção do novo coronavírus é possível de acontecer, a transmissibilidade da enfermidade acaba se mantendo. Pessoas que já foram contaminadas podem ser infectadas novamente.

Publicidade

No mês de maio, a OMS – Organização Mundial de Saúde já tinha sinalizado a possibilidade de que a Covid-19 se tornasse endêmica. Isso quer dizer que o vírus vai pode ser encontrado de forma regular em uma área determinada ou população, sem desaparecer definitivamente.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.