Auxílio Emergencial: Governo adia anúncio de prorrogação do benefício e novo prazo é revelado

Benefício já contemplou mais de 66 milhões de brasileiros desde o início da pandemia da Covid-19.

PUBLICIDADE

Diferentemente do que se esperava, o governo federal não vai mais realizar o evento para anunciar medidas voltadas para a geração de emprego e renda nesta teça-feira (25). Na cerimônia que seria realizada no Palácio do Planalto a equipe econômica de Bolsonaro anunciaria o Renda Brasil, bem como a prorrogação do Auxílio Emergencial, entre outras iniciativas.

PUBLICIDADE

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, apesar de uma nova data ainda não ser fixada, a intenção do governo federal é apresentar as novas medidas até a próxima semana. O evento é tratado nos bastidores como o grande anúncio para a retomada do país pós-pandemia. 

Ainda segundo o periódico, ainda há divergências acerca do programa Renda Brasil, que deve ficar no lugar do Bolsa Família no próximo ano. Pendências no prazo de início, bem como valores são os principais entraves. 

Indefinição no Auxílio Emergencial

Na última sexta-feira, Bolsonaro confirmou a continuidade do benefício até dezembro. Presente em um evento no Rio Grande do Norte, o chefe do Executivo garantiu a manutenção do programa, mas afirmou que os novos valores não haviam sido definidos. Internamente, há uma divisão quanto às cifras das novas parcelas. Enquanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, propõe um valor de R$ 200, a equipe política do governo quer uma quantia maior para cada parcela.

Vale lembrar que depois de firmado pelo governo federal, a extensão do Auxílio Emergencial ainda depende de aprovação do Congresso Nacional, fato que não tido como entrave.

PUBLICIDADE

A quinta e última parcela prevista – conforme na prorrogação vigente anteriormente – começou a ser paga para beneficiários do Bolsa Família na última terça (18), e será iniciada para os demais grupos cadastrados via site, aplicativo ou Cadastro Único a partir desta sexta-feira (28).