Covid-19: cinco coisas que não podem ser adiadas, alertam os médicos

Pandemia está afetando também outras doenças, pelo adiamento de consultas médicas.

PUBLICIDADE

Covid-19 não está provocando somente vítimas diretas. Essas já corresponderiam para um número bem elevado, entre infetados e vítimas mortais, mas tem muito mais. Na verdade, todo o mundo está sendo vítima da doença, pelos receios e todas as alterações na vida que esse vírus está obrigando. Mas tem também algumas vítimas adoecendo e perdendo sua vida por outras doenças, porque não foram devidamente assistidas. 

PUBLICIDADE

Também por isso, é cada vez mais importante que as pessoas mantenham um relacionamento mais próximo e de confiança com seu médico, nas consultas de Medicina de Família e Comunidade. Tem vezes que uma queixa bem compreendida pode ser decisiva entre a vida ou a morte. Com isso da pandemia, muitas pessoas nem estão indo no médico, nem pedindo ajuda, temendo pegar o vírus. Alguns casos podem mesmo corresponder para mortes, que poderiam ser evitadas. 

Nesse sentido, o médico José Ramos Osório, de Portugal, revelou as cinco rotinas que as pessoas não devem mais adiar. Afinal, a Covid-19 é a doença de que se fala, mas está longe de ser a única. Importa, então, que as pessoas se cuidem mais, pensando também nas outras doenças. 

Histórico clínico

É muito importante que o médico tenha o conhecimento de todo o histórico clínico do doente. Ou seja, tudo o que está para trás, que aconteceu no passado, e que pode ser decisivo para um melhor diagnóstico de seus sintomas. 

Observação clínica

Não importa apenas para o médico escutar as queixas atuais do doente, mas também perceber outros sinais. Então, o médico deve fazer testes rápidos de coração, pulmão, temperatura e pressão arterial, mesmo que o doente não fale sobre isso. Por vezes, esses testes rápidos podem fazer a diferença, encontrando doenças sérias. 

PUBLICIDADE

Testes mais detalhados

Porém, não contam somente esses exames mais rápidos. O médico também deve passar outros testes mais profundos e encaminhar o doente para outros colegas, da especialidade, se necessário. 

Aprender um novo estilo de vida

Nesse acompanhamento mais próximo com o médico, devem ser passados ensinamentos de rotina bem importantes. Como ter uma vida mais saudável, uma alimentação mais equilibrada, fazendo mais exercício físico, podem ser indicações orientadas em uma consulta de Medicina de Família, fazendo toda a diferença. 

Compreender novos comportamentos

A vida está mudando muito com a pandemia e até o trabalho está diferente. Milhões de pessoas mudaram suas formas de trabalhar e tem mesmo quem esteja trabalhando de casa. Também o médico deve ajudar as pessoas se adaptando melhor nessa nova realidade e novas rotinas.