in

Vacina contra Covid-19 tem possível preço divulgado e valores assustam

Imunizante estaria pronto para aplicação na população antes mesmo do fim do ano.

UOL

Primeiro epicentro da pandemia do coronavírus no mundo, a China está em estágio avançado para o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19. Um dia depois das autoridades do país concederem a primeira patente para o projeto que avança mais rápido, novos detalhes sobre o imunizante foram divulgados na última terça-feira (18).

Publicidade

Desenvolvida pelo Grupo Farmacêutico Nacional Chinês, a Sinopharm, a vacina experimental que vem apresentando bons resultados nos testes estaria pronta para ser comercializada antes mesmo do fim de 2020. 

Presidente do grupo, Liu Jingzhen revelou que o imunizante deve ficar pronto em dezembro, e deu detalhes quanto ao preço das doses. 

Publicidade

“Esperamos que custe algumas poucas centenas de yuans por injeção, por isso o tratamento completo [com duas doses] deveria custar menos de 1.000 ( cerca de R$ 800)”, disse Jingzhen ao jornal local Guangming Daily.

Publicidade

O presidente da Sinopharm, no entanto, não falou se as doses serão custeadas pela saúde pública da China, ou se ele será incluído no programa gratuito de vacinação pública. Ele ainda garantiu que nem todos os chineses necessitarão da vacina, e afirmou que os estudantes e os trabalhadores de cidades grandes terão prioridade na aplicação da dose.

Publicidade

Bons resultados

Em comunicado enviado ao tabloide do Global Times, a Sinopharm informou que cerca de 1.120 voluntários receberam a vacina nas duas primeiras fases de testes, sendo que todos geraram anticorpos após a aplicação das duas doses. O imunizante até o momento se mostrou ser efetivo e seguro, induzindo a geração de anticorpos neutralizantes da Covid-19. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade