in

Auxílio Emergencial: prorrogação pode ter grande corte no número de beneficiários

Caixa Econômica iniciou pagamento da quinta parcela do benefício nesta terça (18).

Diário do Nordeste

Na última terça-feira (18), a Caixa Econômica Federal deu início aos pagamentos da quinta e última parcela prevista do Auxílio Emergencial para os integrantes do programa Bolsa Família, ao passo que benefício vai chegando ao fim, o governo discute nos bastidores uma nova prorrogação. Para o público em geral, ou seja, brasileiros cadastrados via aplicativo, site e Cadastro Único, os créditos em poupança se iniciam no dia 28 de agosto.

Publicidade

Com a pandemia ainda assolando o país, o governo deve estender mais uma vez o programa que tem sido um alento para os brasileiros nos últimos meses. Contudo, além da redução significativa no valor das parcelas, a equipe econômica também estuda efetuar um corte expressivo no número de pessoas contempladas pelo benefício. 

De acordo com a colunista Carla Araújo, do UOL, esta possibilidade está em discussão nos bastidores, e não é descartada. Na atual configuração, o Auxílio Emergencial já atendeu mais de 66 milhões de brasileiros, representando um gasto de R$ 160 milhões. 

Publicidade

Nos moldes atuais, o benefício efetivado em abril para ajudar os brasileiros frente à crise por conta da pandemia, atende trabalhadores informais de qualquer tipo, desempregados, integrantes do MEI e contribuintes individuais da Previdência.

Publicidade

Sem definição

Ainda segundo uma fonte da coluna, dificilmente a definição da prorrogação do Auxílio Emergencial ocorra ainda nesta semana. Na última segunda-feira (17), Bolsonaro e Paulo Guedes tiveram uma reunião no Palácio do Planalto, onde o Auxílio Emergencial estava entre os pontos debatidos.

Publicidade

Na primeira prorrogação do programa realizada pelo governo federal no fim de junho, a decisão pela ampliação saiu às vésperas do vencimento do último pagamento. Se levada adiante, a prorrogação do benefício ainda dependerá de aprovação no Congresso Nacional. 

Publicidade