Auxílio Emergencial: parlamentares dão ‘OK’ à Bolsonaro para prorrogação, e valores são divulgados

Presidente pode tomar uma decisão sobre nova extensão do programa Auxílio Emergencial a qualquer momento.

PUBLICIDADE

Enquanto a Caixa Econômica Federal (CEF) iniciou, nesta terça-feira (18), o pagamento da última parcela definida do Auxílio Emergencial para beneficiários do programa Bolsa Família, o Governo Federal discute, nos bastidores, uma nova extensão da ajuda de custo para milhares de brasileiros em tempos de pandemia.

PUBLICIDADE

Apesar de ter sido rechaçada há algumas semanas, a proposta de uma nova prorrogação do programa parece caminhar a passos largos para se concretizar. De acordo com a jornalista Andréia Sadi, em seu blog no G1, membros do Palácio do Planalto foram avisados, na última segunda (17), que parlamentares sinalizaram positivamente acerca da extensão do Auxílio Emergencial.

Para ser oficializada, a continuidade da ajuda precisa do aval do Congresso Nacional. Segundo Sadi, os parlamentares defenderam que os brasileiros recebam mais uma parcela de R$ 600 e outras de R$ 300.

Divergências

Segundo a colunista, a decisão de prorrogar o Auxílio Emergencial encontra uma divisão interna no Governo Federal. Isto porque a ala política defende uma extensão com valores maiores do que a ala econômica, chefiada pelo ministro Paulo Guedes. O lado político não quer que Bolsonaro perca o apoio em redutos que ele amplificou aceitação com a criação do benefício, enquanto a ala econômica classifica como inviável seguir pagando o benefício com os mesmos valores, argumentando que a conta não fechará.

Nas mãos de Guedes

Na última segunda-feira (17), o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com Paulo Guedes, e entre os assuntos pautados estava o Auxílio Emergencial. De acordo com líderes ouvidos pelo blog de Andréia Sadi, o chefe do Executivo pediu uma solução para o ministro da Economia no intuito de resolver as divergências. 

PUBLICIDADE

O objetivo do Governo Federal é estender o Auxílio Emergencial e na sequência efetuar a transição para o programa Renda Brasil, uma espécie de Bolsa Família repaginado com a marca do atual governo.