Estudo diz que sintomas da Covid-19 costumam aparecer nesta ordem; fique atento

O Brasil vive um caos em virtude da pandemia do novo coronavírus e o número de casos continua subindo.

PUBLICIDADE

O coronavírus causador da Covid-19 é um dos grandes problemas enfrentados pela população mundial na atualidade. As pessoas que contraem o vírus costumam ter sintomas muito parecidos com outras enfermidades virais. Esse detalhe acaba dificultando ao paciente saber quando é necessário buscar ajuda médica.

PUBLICIDADE

Como a doença é nova, ela ainda está sendo estudada pelos cientistas. Constantemente, surgem estudos sobre o coronavírus que agregam informações no combate ao vírus. No Brasil, o clima atual acaba favorecendo o aparecimento de gripes e resfriados. Por isso, é extremamente importante saber diferenciar os sintomas da Covid-19 de outras doenças respiratórias.

Uma pesquisa realizada por especialistas da University of Southern Califórnia, pode oferecer uma valiosa orientação quando se trata do início dos sintomas da enfermidade. O estudo descobriu um detalhe importante, uma característica distinta do vírus que é a ordem que os sintomas surgem pela primeira vez.

Na maioria dos casos, os pacientes costumam apresentar os sintomas na seguinte ordem: febre, tosse, dor muscular e na sequência náuseas e/ou vômitos e diarreia. Para conseguir chegar a esta conclusão, os estudiosos tiveram que estudar as taxas de incidência dos sintomas em dois conjuntos de dados. O principal conjunto de informações incluiu mais de 55 mil casos confirmados da enfermidade na China. O outro conjunto de dados tinha cerca de 1.100 casos.

De posse das informações, os estudiosos criaram um modelo que tem condições de fazer a previsão da probabilidade dos sintomas do vírus numa ordem específica quando comparados a outras doenças respiratórias.

PUBLICIDADE

Ainda conforme o estudo, a febre e tosse estão associadas a todas às quatro doenças estudadas, que são: gripe, Síndrome Respiratória do Médio Oriente (MERS) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). No caso de gripe, o primeiro sintoma a se manifestar costuma ser a tosse. Já nas outras infecções o sintoma inicial geralmente é a febre.

Contudo, sintomas relacionados ao trato intestinal vão diferenciar a Covid-19 das pessoas que contraíram SARS e MERS. No caso dos infectados com coronavírus, vômitos e náuseas na maioria das situações surgem primeiro e posteriormente aparece a diarreia. Já com a SARS e MERS ocorre o contrário.