Estudo mostra índices impactantes de abortos em meninas vítimas de estupro no Brasil

Caso de criança de apenas 10 anos estuprada pelo tio ganhou os noticiários neste fim de semana.

PUBLICIDADE

O aborto em uma criança de 10 anos realizado no último fim de semana se tornou destaque e teve ampla repercussão nacional. Estuprada pelo tio, a criança do Espírito Santo foi levada até um hospital de referência no Recife para efetuar o procedimento legal de interrupção da gravidez.

PUBLICIDADE

A menina relatou que sofria abusos sexuais do tio desde os seis anos, e não contava para outras pessoas porque era ameaçada. Acusado dos crimes, o tio da menina está foragido. 

Apesar de o fato ter sido encarado por muitos como algo inédito, e responsável por uma ampla discussão e repercussão ideológica entre quem é contra e favorável ao aborto, dados oficiais mostram que o Brasil registra, em média, seis internações diárias por aborto. As vítimas são meninas de 10 a 14 anos que engravidaram após serem estrupadas. 

Estes índices computam procedimentos realizados no hospital e internações após abortos espontâneos ou realizados em casa.

Número de estupros

Embora possa parecer alto para leigos sobre o assunto, o índice de abortos é baixo se comparado com a quantidade de estupros de crianças e adolescentes registrados no país. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2019, a cada hora, quatro meninas são estrupadas em solo nacional. 

PUBLICIDADE


“Há uma naturalização desta violência. O pessoal já nem presta mais atenção em menina de 13 ou 14 anos grávida. O pessoal tá começando a prestar atenção na gravidez de 10, 11 anos de idade”,
diz a advogada Luciana Temer, responsável por presidir o Instituo Liberta, que tem como objetivo combater à exploração sexual de crianças e adolescentes.

De acordo com dados da BBC News Brasil, o Brasil tem computado uma média anual de 26 mil partos de mães com idades entre 10 a 14 anos. 

Desde 2008, foram registrados quase 32 mil abortos envolvendo garotas dessa faixa etária.