Cientistas teriam descoberto o ponto fraco do coronavírus e acreditam que pandemia poderá ter um fim

No mundo todo, os cientistas se desdobram para tentar encontrar uma forma de conter a doença que segue fazendo milhares de vítimas diariamente.

Kaspersky

Cientistas da Northwestern University, nos Estados Unidos, conseguiram descobrir o ponto fraco do coronavírus. Pesquisadores já vinham estudando o vírus, mas esta nova descoberta é importantíssima para ajudar no combate à doença que já infectou milhões no mundo todo.

Esse novo ponto fraco do coronavírus é a proteína S, também chamada de proteína spike, que é uma molécula utilizada pelo vírus para identificar as células humanas e logo em seguida conseguir penetrar nelas para começar a se multiplicar.

Com esta descoberta, novos tratamentos poderão ser criados para combater a Covid-19 e há esperança de que a pandemia possa ter um fim. Simulações feitas em laboratórios conseguiram reproduzir essa proteína em uma nanoescala e assim os estudiosos puderam ver uma região que tem carga positiva.

Essa região fica a pouco mais de 10 nanômetros de onde se encontra o reconhecimento de proteínas. Esse é o ponto exato onde a molécula consegue se ligar às proteínas humanas e assim dar início ao ataque.

O que os cientistas tentam agora é projetar uma molécula negativa que seja capaz de fazer uma ligação que resultará no bloqueio da capacidade do coronavírus de se ligar às células humanas, ou seja, ele pode entrar no corpo da pessoa, mas não conseguirá se multiplicar.

Monica Olivera de la Cruz, que está responsável por este estudo, explicou: “O nosso trabalho indica que o bloqueio deste local de clivagem pode ser um tratamento profilático viável que reduz a capacidade do vírus de infectar humanos“.

Essa descoberta dá início a uma nova fase de tratamento contra o coronavírus e já foi publicada na revista ACS Nano.