Bolsonaro tem a melhor aprovação desde que foi eleito presidente do Brasil, segundo Datafolha

Prorrogação do auxílio emergencial e mudança na postura podem ter contribuído para aumento do índice.

PUBLICIDADE

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha na noite desta quinta-feira, 13 de agosto, mostrou que a aprovação de Bolsonaro cresceu e atingiu a melhor avaliação desde que foi eleito presidente da República. Os dados foram divulgados pelo jornal Folha de São Paulo.

PUBLICIDADE

O índice ótimo ou bom subiu de 32% para 37%, um aumento de 5%. Já as avaliações da gestão como ruim ou péssima caíram de 44% para 34%, uma queda de 10%. 

Desde que começou a governar o país, o maior índice de aprovação do governo tinha sido de 33% para ótimo ou bom. O Datafolha ouviu 2.065 pessoas nos dias 11 e 12 deste mês. 

Avaliação do governo 

  • Ótimo ou bom — 37% (32% em junho) 
  • Regular — 27% (23% em junho)
  • Ruim ou péssimo — 34% (44% em junho)

O que pode ter contribuído para o aumento do índice de aprovação? 

O aumento da aprovação e queda na rejeição coincidem com a mudança de postura do presidente nos últimos dias. Desde que Queiroz foi preso, Bolsonaro tem evitado qualquer confronto com a mídia, assim como fazia antes. Além disso, a prorrogação do auxílio emergencial, benefício concedido aos trabalhadores informais durante o período da pandemia pode ter contribuído para esses números. 

Prova disso é o melhor desempenho ter sido no Nordeste, região onde concentra mais pessoas que tiveram acesso ao benefício. Lá, a rejeição ao presidente caiu de 52% para 35%. A avaliação positiva subiu de 27% para 33%, mas ainda é a mais baixa entre as regiões do país.

PUBLICIDADE

A pesquisa também mediu a confiança em Bolsonaro. 41% dos entrevistados disseram que nunca confiaram em Bolsonaro. 22% sempre confiam e 35% disseram confiar “às vezes”.