A retomada das aulas é um dos grandes desafios a se enfrentar em meio à pandemia. Contudo, o estado de Manaus resolveu retornar com as aulas presenciais. Uma educadora da Escola de Tempo Integral Maria do Céu, que fica na Zona Norte da cidade, teve o teste para o coronavírus positivo nesta última segunda-feira, 10 de agosto.
Logo no primeiro dia da volta as aulas presenciais na rede estadual de ensino de Manaus. A Seduc – Secretaria de Estado de Educação e Desporto informou que os alunos e servidores da instituição foram liberados no dia seguinte para que a unidade possa passar por uma desinfecção.
Na última segunda-feira, 123 instituições de ensino do estado tiveram o retorno as atividades presenciais. O ensino está sendo feito de forma híbrida, muitos profissionais e alunos são contra o retorno e realizaram protestos por causa do grande risco de contágio da Covid-19. O vírus já infectou mais de 107 mil pessoas no estado do Amazonas. Inclusive, esse é o primeiro estado brasileiro a retomar as aulas.
Conforme informação da secretaria, a professora estava assintomática e retornou normalmente ao trabalho. Porém, começou a apresentar um mal-estar durante a noite e procurou ajuda médica. A servidora apresentou o exame que mostrava positivo para a Covid-19.
A Seduc explicou através de uma nota que todos os procedimentos previstos nos Protocolos de Saúde foram adotados, após a notificação da servidora. O estabelecimento de ensino iria passar por um processo de desinfecção para que as aulas possam ser retomadas novamente. No entanto, a data ainda não foi definida.
Estudantes e professores protestam contra retorno das aulas
Um grupo de alunos fez um protesto e fixou cruzes na frente da sede do Governo do Amazonas. A manifestação contou com a participação de representantes dos sindicatos dos docentes. As aulas ficaram suspensas por 146 dias no Amazonas e a retomada teve baixa adesão dos estudantes.