Como anda o trabalho de buscas em Brumadinho durante a pandemia da Covid-19? Corpos ainda estão desaparecidos

O Corpo de Bombeiros Militar do estado de Minas Gerais definiu a data para o retorno dos trabalhos de busca em Brumadinho.

PUBLICIDADE

A tragédia que varreu a cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, apesar de ter sido esquecida por boa parte da população, ainda se mantém viva na memória dos moradores locais. Após o rompimento de uma barragem da Vale, em janeiro de 2019, no Córrego do Feijão, ainda resta encontrar vítimas que seguem desaparecidas, com o intuito de dar um alento para as famílias que ainda sentem na pele os efeitos decorrentes da devastação.

PUBLICIDADE

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), que trabalha incansavelmente desde o fatídico dia da tragédia, precisou suspender os trabalhos em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Após alguns dias com as operações interrompidas, a corporação informou que os trabalhos irão recomeçar a partir do próximo dia 27 de agosto.

A força-tarefa montada pelo CBMMG deverá contar com 60 militares. Após a suspensão dos trabalhos no último dia 21 de março, algumas medidas extras de segurança serão adotadas no retorno aos trabalhos. Somente os militares que não fazem parte do grupo considerado de risco para a Covid-19 poderá atuar nesta empreitada.

Qualquer militar que apresentar sintomas de coronavírus deverá ser afastado imediatamente. Todos os integrantes da corporação passarão por testes para diagnóstico do agente infeccioso, fora as constantes medições de temperatura ao longo dos trabalhos – aquele que estiver com a temperatura acima de 37,8 °C há de ser considerado suspeito de ter o vírus.

Os veículos de transporte deverão estar sempre com os vidros abertos, a fim de aproveitar a ventilação natural, evitando o uso do ar-condicionado. Álcool em gel, máscaras e óculos de proteção dentre outros equipamentos de proteção individuais farão parte desta nova etapa.

PUBLICIDADE