Voluntários da vacina de Oxford contra o coronavírus irão receber uma dose extra

Indícios de que há uma melhor resposta da imunização levaram às mudanças no protocolo.

PUBLICIDADE

A Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, autorizou hoje a aplicação de uma dose extra da vacina de Oxford contra o coronavírus em todos os voluntários que estão envolvidos neste estudo. Esta segunda dose será para aqueles que já foram vacinados, e também aqueles que virão a fazer parte da pesquisa.

PUBLICIDADE

Essa mudança no protocolo aconteceu depois de alguns resultados apontarem que a dose de reforço faz com que haja uma maior chance de imunização. A Anvisa explicou que as alterações foram realizadas com base em dados de segurança.

Outra mudança feita foi em relação à faixa etária para realização dos testes, pois antes os voluntários poderiam ter no máximo 55 anos, mas agora é liberado para pessoas com até 69 anos. Essa ampliação na faixa etária aconteceu depois da empresa apresentar todas as informações necessárias.

Os voluntários receberão a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 após quatro semanas da primeira aplicação. Aqueles voluntários que já passaram por este estudo receberão a segunda dose do medicamento em até seis semanas, já que é preciso um prazo maior, porque demanda mais tempo trazê-lo de volta à pesquisa.

No Diário Oficial da União já foi publicada a autorização para esta aplicação da segunda dose da vacina nos voluntários.

PUBLICIDADE

Vacina via nasal

O Centro Médico da Universidade de Chicago e da Universidade Duke realizaram um estudo mostrando que a vacina via nasal pode ser mais eficaz e apresentar menos efeitos colaterais.

Os cientistas ressaltaram que há muitas vantagens, por exemplo, a eliminação da agulha, já faz com que as pessoas não tenham mais medo da vacina e assim fica mais fácil conseguir imunizar uma parcela maior da população.