in

Contaminação por coronavírus agora é considerada como acidente de trabalho

Graças a uma decisão do STF, os profissionais da saúde passam a ser beneficiados na luta contra a Covid-19.

Pebmed

Através de uma liminar, os ministros do Supremo Tribunal federal decidiram que a contaminação pelo coronavírus, quando acontecer no ambiente do trabalho, passa a ser considerada uma doença ocupacional e assim pode ser interpretado como acidente de trabalho.

Publicidade

Com esta decisão, os profissionais que atuam na área da saúde em todo o Brasil, agora, contam com maior visibilidade, pois estão na linha de frente desta batalha contra a Covid-19.

O STF, reconhecendo esta doença como sendo ocupacional, permite que trabalhadores dos setores essenciais que venham a ser infectados, tenham direito ao auxílio-doença, por exemplo.

Publicidade

De acordo com os dados da SES-MG, já são quase 5 mil profissionais afastados desde o início da pandemia em Minas Gerais, sendo que outros 215 já perderam a vida em decorrência da doença.

Publicidade

Uma enfermeira, de 42 anos, contou ao jornal Estado de Minas que ela contraiu o coronavírus e precisou ficar 14 dias afastada do trabalho. Os dois testes que ela fez resultaram positivo para a doença e, agora, seu grande desafio é voltar ao trabalho apesar das sequelas deixadas pela doença, já que constantemente tem sofrido com falta de ar.

Publicidade

É um cansaço pulmonar, tenho dificuldade em puxar o ar. O médico adiantou um possível diagnóstico de asma por sequela do COVID-19. Eu nunca tinha tido asma antes“, explicou a enfermeira que precisará passar por algumas sessões de fisioterapia respiratória.

Para Lionete dos Santos Pires, diretora executiva do Sind-Saúde em Minas, esta decisão do supremo é importante porque o trabalhador passa a contar com os direitos previdenciários, inclusive, garantindo a pensão à família em caso de morte.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br