Rosimeyre Ferreira foi mais uma vítima fatal da pandemia do coronavírus que segue assolando o Brasil nos últimos meses. Em mensagem que o G1 teve acesso, a paciente envia um áudio para a irmã implorando para ser entubada. Ela faleceu pouco tempo depois no hospital de Porto Nacional, região central do estado de Tocantins.
Já no seu limite, Rosimeyre encaminhou um áudio para a irmã, se mostrando desesperada pela espera de um leito de UTI.
“Meyre, por favor, me tira daqui. Não tô aguentando mais, Meyre, por favor, por favor. Tudo que você tá me falando de manter a calma, eu tô no meu limite. Não dou conta mais. Se um médico perguntar pra mim se eu quero entubar, eu quero. Eu não aguento mais, eu não aguento. Por favor”, disse a mulher de 37 anos, antes de morrer na última sexta-feira (07).
Rosimeyre era casada, mãe de três filhas e sustentava a família com o artesanato,
No @jornalhoje : A história de Rosimeyre Ferreira, estudante de geografia da UFT que já foi catadora de materiais recicláveis! Sustentava a família com artesanato! Antes de morrer por Covid no hospital , enviou áudios para família pedindo socorro! Deixou três filhas! pic.twitter.com/1eeQ1l2IGV
— Ana Paula Rehbein (@anarehbein) August 10, 2020
Sobrecarregado
A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado de Tocantins é de 87%. Apesar do elevado índice, fotos vazadas na sede da Secretaria de Estado de Saúde mostraram quase 50 respiradores novos, que nem sequer saíram das caixas.
A SES se defendeu, afirmando que o problema é a falta de profissionais de saúde habilitados para fazer o uso dos equipamentos que estão em estoque.
Rosimeyre Ferreira morreu aos 37 anos aguardando por um leito de UTIhttps://t.co/B8ob6id5yk #G1 #G1TO
— g1 Tocantins (@g1tocantins) August 10, 2020
Números no estado
De acordo com o último balanço feito, Tocantins acumula 461 mortes em decorrência da Covid-19. O número de infectados no estado já supera os 32 mil. Apesar dos números elevados, a quarentena e o isolamento social não vem sendo praticados da forma ideal no estado nortista.