Coronavírus, Covid-19 ou Sars-CoV-2: qual é a diferença entre os termos?

Entenda quais são as diferenças entre coronavírus, Covid-19 e Sars-CoV-2.

PUBLICIDADE

A pandemia da Covid-19 colocou o mundo em alerta, especialmente com o número avassalador de contaminados e mortos. Em escala global, a doença já atingiu quase 20 milhões de pessoas, e causou 722.066 óbitos. No Brasil, pouco menos de 3 milhões de indivíduos foram infectados pelo novo coronavírus. Neste sábado (08), o país chegou à marca de mais de 100 mil vidas perdidas por conta da síndrome respiratória.

PUBLICIDADE

Embora esse seja o assunto do momento, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as palavras utilizadas para se referir ao problema. Nem todos, no entanto, sabem que existem diferenças entre os termos mais comuns usados na hora de comentar sobre o vírus e a enfermidade, o que pode acarretar uma falta de entendimento ou confusão.

Quando se fala especificamente sobre a doença, por exemplo, o correto é usar Covid-19, nome oficial escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O vírus responsável por causar a pandemia é o Sars-CoV-2 (sigla para Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2, em português). Segundo o G1, especialistas e jornalistas preferem chamar o vírus de uma forma mais simples, pela família a qual ele pertence: coronavírus.

Resumo das diferenças entre coronavírus, Covid-19 e Sars-CoV-2

Em suma, se uma pessoa é infectada, ela pode dizer que está com Covid-19 (nome oficial da síndrome respiratória). A contaminação acontece após o indivíduo ser exposto ao vírus Sars-CoV-2, comumente chamado de novo coronavírus pela imprensa e por especialistas.

De acordo com definição do Guia do Estudante, ‘Covid-19 é a doença, Sar-CoV-2 é o vírus e coronavírus é a família de vírus a que ele pertence’.

PUBLICIDADE