in

Governador de SP dá declaração animadora para milhões de brasileiros sobre vacina contra a Covid-19

Imunizante já está em fase de testes no país, e cenário da imunização geral anima.

Estadão

A pandemia do coronavírus segue assolando a população mundial em larga escala. No Brasil, o cenário não é diferente. Nas últimas semanas, uma expressiva média de mais de mil óbitos diários tem sido computada. No aguardo pela vacina contra a Covid-19, o governador de São Paulo, João Doria, deu uma declaração otimista, em entrevista concedida à Rádio Bandeirantes nesta quarta-feira (05).

Publicidade

Segundo ele, a produção da vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, será iniciada pelo Instituto Butantan no mês de novembro e toda a população do Brasil deve estar imunizada até fevereiro de 2021. O político ainda destacou que, se houver algum imprevisto com o imunizante, o atraso pode modificar esse prazo inicial entre 1 ou 2 meses.

“A vacina é salvadora, ela vai trazer a normalidade de fato na vida dos brasileiros. Tudo indica que já estaremos com uma imunização plena, da totalidade da população brasileira, até o fim de fevereiro. Olhando sempre com olhar otimista, realista”, afirmou João Doria.

Publicidade

Testes da vacina para Covid-19

Em fase de testes em humanos, – última etapa antes do registro – a Coronavac tem sido aplicada em voluntários brasileiros. O estudo vem sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan, que também repassou o imunizante para outros estados. Segundo o governador, protocolos semelhantes aos adotados em campanhas da vacina contra a gripe serão utilizados e respeitarão as mesmas regras.

Publicidade

A prioridade será para os integrantes do grupo de risco; na sequência, profissionais da área da saúde e forças policiais. Por fim, o restante da população. Além da Coronavac, outros imunizantes também estão em fase de testes no país. O estado de São Paulo é o principal epicentro da pandemia no país, tendo registrado mais de 13 mil mortes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade