A pandemia do coronavírus segue assolando a população brasileira em larga escala. Em um levantamento divulgado pelo Sistema de Vigilância Epidemiológica, do Ministério da Saúde, foi constatado que dos 5.547 casos registrados da doença entre pacientes e profissionais da saúde dentro de hospitais, 2.426 morreram.
O índice representa 43% dos casos. A taxa de mortalidade dos pacientes que contraíram a Covid-19 fora das unidades médicas é de 30%.
O levantamento feito considerou apenas os casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que é umas das complicações fruto da Covid-19, e que acaba levando o paciente a ser internado.
Fazendo um paralelo, o Sistema de Informações de Mortalidade, do Ministério da Saúde, constatou que o ano em que havia sido computado mais mortes por doenças respiratórias tinha sido 2016, quando 84.097 foram registrados. No fim de julho, o país ultrapassou a marca, e chegou a 85.238 óbitos, restando ainda mais cinco meses para o término do ano.
Números
Em ritmo crescente, a pandemia do coronavírus atingiu a marca negativa de 97.418 óbitos no Brasil. De acordo com o consórcio de imprensa, nas últimas 24 horas, 1.322 pessoas morreram no país por conta da Covid-19. Na última semana, a média registrada em solo nacional foi de 1.033 por dia, um dos índices mais expressivos na escala global.
Até o momento, São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro figuram entre os estados mais afetados por conta da pandemia.
Ainda de acordo com o levantamento, dez estados apontaram uma queda na média móvel de mortes na última quarta, enquanto outros oito estados tiveram o cenário reverso, com uma elevação significativa dos números, em relação aos últimos 14 dias.