in

Brasil pode sofrer a mesma explosão ocorrida no Líbano por conta de toneladas de produtos químicos em Santos

Para o engenheiro químico e secretário de Meio Ambiente de Santos, Márcio Gonçalves Paulo, nada pode ser descartado em se tratando de um acidente.

Foto: Buda Mendes/LatinContent/Getty Images

O trágico acidente que aconteceu na zona portuária de Beirute, capital do Líbano, acendeu um alerta vermelho para todo o planeta. O governo suspeita que a explosão tenha ocorrido a partir de uma substância chamada nitrato de amônio, altamente explosiva, e comumente utilizada em fertilizantes agrícolas.

Publicidade

Por aqui, em terras brasileiras, tendo em vista que somos um dos maiores produtores globais, há grande fluxo desta substância. Somente no ano de 2019, o porto de Santos, o maior da América Latina, recebeu pelo menos 5,5 milhões de toneladas de fertilizantes.

O grande problema ocorrido no Líbano tem relação com o estoque inadequado do nitrato de amônio. Em baixas quantidades, e em temperatura adequada, não há potencialidade para explosão, conforme apurou o portal G1.

Publicidade

Para o engenheiro químico e secretário de Meio Ambiente de Santos, Márcio Gonçalves Paulo, ouvido pelo portal de notícias G1, a combinação de produtos químicos resultou na explosão no Líbano e isso pode ocorrer no Porto de Santos. Um acidente de tamanha proporção pode ocorrer por conta de diversos fatores. Temperatura e umidade do ar presentes no depósito são alguns dos mais importantes.

Publicidade

Pelo fato do porto de Santos movimentar e armazenar produtos de altíssima peliculosidade, as empresas precisam apresentar frequentemente planos de segurança para a Defesa Civil de Santos. Ao menos 11 acidentes envolvendo produtos químicos já foram registrados na Baixada Santista. Um dos mais famosos, ocorrido em 2017, chegou a provocar uma enorme fumaça colorida nos céus de Cubatão.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com