Seu cachorro sente ciúmes de você? Cientistas descobriram o motivo para isso

Todos que possuem cachorros precisam saber sobre esta descoberta dos cientistas.

PUBLICIDADE

Os donos de cães passam por situações onde fica difícil não querer humanizar os animais, ou seja, muitas vezes os cachorros fazem coisas que levam a crer que eles possam ter sentimentos e até pensamentos similares aos seres humanos. Apesar das escolas clássicas da ciência sempre terem afirmado o contrário, os cientistas modernos estão começando a provar que sim, os cães podem ter raciocínio e sentimentos.

PUBLICIDADE

A última descoberta provada cientificamente foi que esses animais são capazes de sentir ciúmes. Mas os cientistas explicam que os ciúmes são diferentes, pois estão ligados aos instintos de sobrevivência dos caninos, não ao ego, como ocorre nos humanos.

Um estudo avaliou o comportamento de 36 cães e seus respectivos donos. Tudo foi publicado no “PLOS One”. O experimento consistia em uma primeira etapa com 3 objetos os quais os donos brincariam diante de seus animais. Porém, um dos objetos era um cachorro de brinquedo, mas que possuía características e movimentos similares a um cachorro de verdade.

Na segunda fase do experimento, o cachorro de brinquedo era substituído por uma abóbora, mas os donos deveriam fingir que o legume era um cachorro. O resultado foi surpreendente…

O estudo demonstrou que os cães apenas alteravam o comportamento quando o objeto era realmente o cachorro, provando que a semelhança causava nesses animais um ciúme. Eles passavam a latir e morder para chamar a atenção, muitas vezes tentando se colocar entre o dono e o objeto, o que não acontecia com a abóbora e o livro, por exemplo.

PUBLICIDADE

Os resultados numéricos da experiência foram 78% dos animais puxando seus donos, 30% tentando ficar entre o dono e o brinquedo e 25% que chegou a atacar o bicho de pelúcia. Portanto, tome cuidado para não magoar seu melhor amigo por causa de ciúmes!