‘Pessoas gritando e correndo’: o relato das testemunhas que presenciaram a explosão no Líbano

Hospitais recebem vítimas a todo instante, incluindo crianças, muitas delas feridas, de acordo com correspondentes.

PUBLICIDADE

A zona portuária de Beirute, capital do Líbano, foi atingida por uma forte explosão no início da tarde desta terça-feira (4). Ainda não há informações oficiais sobre o número de mortos, mas fontes extraoficiais sinalizam ao menos dez vítimas fatais. A tragédia aconteceu na região central da cidade, e diversos moradores presenciaram a gigantesca bola de fogo diante dos seus olhos.

PUBLICIDADE

Para a agência de notícia Reuters, uma das testemunhas relatou os momentos de tensão vividos durante e após a explosão. “Vi uma bola de fogo e fumaça subindo sobre Beirute. Pessoas estavam gritando e correndo. Sacadas foram arrancadas de edifícios. O vidro dos prédios se partiu e caiu nas ruas”, declara a fonte, com identidade não revelada.

Uma segunda testemunha da Reuters se recorda de ter visto ao menos duas explosões. Inicialmente, uma densa camada de fumaça vinha de um dos depósitos do porto de Beirute. Em determinado momento, uma mega explosão foi sentida, criando uma grande bola de fogo. “Todas as janelas do centro da cidade estão quebradas e há feridos andando por aí. É um caos total”, declara.

Já para a emissora britânica BBC, Hadi Nasrallah, uma outra testemunha da explosão, disse que a cena foi “muito assustadora” e que o barulho foi “muito alto”. Segundo ela, o estrondo foi tão forte que lhe causou surdez momentânea. Ao ver os cacos de vidro caindo sobre o seu automóvel, ficou temerosa de ter se tratado de algum ato político.

Um correspondente da AFP em Beirute afirma que os jornalistas foram proibidos de acessarem o local da explosão. Em frente ao centro médico de Clémenceau, dezenas de vítimas chegam a todo o instante para serem atendidas. Muitas delas, incluindo crianças, estão bastante feridas.

PUBLICIDADE