Restituição IR 2020 foi liberada, mas não caiu na conta? Siga esses passos para receber

Terceiro lote da restituição do imposto de renda 2020 foi pago nesta sexta-feira (31), muitas pessoas não estão conseguindo localizar o dinheiro.

PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (31), a Receita Federal liberou o pagamento do chamado terceiro lote da restituição do imposto de renda. De acordo com as informações divulgadas pelo órgão, têm direito ao recebimento todos os cidadãos que realizaram a entrega da declaração até o dia 28 de março de 2020.

PUBLICIDADE

A Receita Federal prevê que, ao todo, cerca de 4 milhões de pessoas serão beneficiadas com a restituição, a soma dos valores a serem recebidos chega a cerca de 5,7 bilhões de reais.

O valor a ser restituído é creditado na conta informada pelo contribuinte nos formulários do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). Caso o cidadão não saiba se recebeu a restituição, uma rápida consulta pode ser realizada no próprio site da Receita Federal, se a declaração foi entregue corretamente e processada sem nenhum tipo de pendência, constará o status de “creditada”.

No entanto, muitas pessoas que entregaram a declaração e não tiveram nenhum tipo de pendência, não estão conseguindo localizar o dinheiro. Segundo o especialista Murilo Terra, isso pode estar ocorrendo por dois motivos, são eles: a conta informada pelo contribuinte nos formulários do IRPF não existe ou pode ter sido extinta e o dinheiro pode ter ido parar em uma conta errada.

A solução dos dois problemas se da através do contato com o Banco do Brasil, já que o valor é repassado à instituição, responsável por administrar os pagamentos. Sendo assim, o contribuinte que não localizar seu dinheiro pode ligar nas centrais de atendimento, cujos números são: 4004-0001 (para capitais); 0800-729-0001 (outras localidades) ou 0800-729-0088 (canal próprio para deficientes auditivos).

PUBLICIDADE