Auxílio Emergencial: Caixa paga benefício a quase 6 milhões de brasileiros; qual grupo tem direito?

Vários grupos que integram o Auxílio Emergencial receberão o montante de R$ 600 nesta quarta (29)

PUBLICIDADE

Seguindo o cronograma de pagamentos, a Caixa Econômica libera nesta quarta-feira (29) uma nova parcela do programa Auxílio Emergencial a 5,8 milhões de brasileiros. Além dos beneficiários cadastrados no Bolsa Família, que possuem prioridade, receberão os trabalhadores inscritos no auxílio via site, aplicativo ou Cadastro Único. 

PUBLICIDADE

Os pagamentos ocorrem de acordo com data de cadastro para o grupo em geral, com os beneficiários nascidos em março recebendo a quarta parcela. Já para quem integra o Bolsa Família, os pagamentos já ocorrem em espécie e são baseados no dígito final do NIS (Número de Identificação Social). Nesta quarta (29) recebem os beneficiários cujo NIS termina em 8. Os pagamentos para este grupo vão até o dia 31 de julho.

Já para os demais beneficiários, os pagamentos foram iniciados na última quarta (22) e se estenderão até setembro. Contudo, para este grupo, o montante é creditado inicialmente na poupança digital e posteriormente fica à disposição para saques e transferências, com um cronograma diferenciado. 

Confira quem recebe nesta quarta (29):

  • 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família, com número NIS final 8, recebem a quarta parcela
  • 3,9 milhões de trabalhadores do Cadastro Único e inscritos via site e app, nascidos em março, recebem a próxima parcela:
  • aprovados no primeiro lote recebem a quarta parcela;
  • aprovados no segundo lote recebem a terceira parcela;
  • aprovados no terceiro e quarto lotes recebem a segunda; e
  • novos aprovados vão receber o primeiro pagamento

Veto

Na última terça (28), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou um projeto de lei aprovado na Câmara e no Senado que previa prioridade às mulheres e homens chefes de família, que recebem duas parcelas do benefício de uma só vez, uma vez que no seu entendimento a proposta não apresenta impacto orçamentário e financeiro.