Coronavírus pode causar síndrome psicológica pelo isolamento social

Se você estiver sentindo esses sintomas, deve procurar ajuda especializada de psicólogos.

PUBLICIDADE

O novo coronavírus modificou a vida de muita gente, a doença que teve origem na China se tornou uma pandemia mundial e muitos países tomaram medidas extremas para tentar estabilizar o número de pessoas contaminadas pelo vírus. Uma das medidas foi aderir ao isolamento social, que segundo a OMS, é a mais eficaz. 

PUBLICIDADE

Síndrome da cabana pode ser causada em pessoas durante a pandemia

Muitos países iniciaram o isolamento social em meados de março de 2020, e até junho, apenas as idas ao mercado e farmácia eram permitidos. Apesar de algumas pessoas não respeitarem esse isolamento, muitos se mantiveram em casa durante todos esses meses. Com a diminuição do número de contaminados, os países começaram a flexibilizar o isolamento seguindo alguns cuidados necessários para evitar a contaminação.

Foi depois dessa flexibilização que algumas pessoas começaram a perceber os sintomas de uma síndrome comum para quem ficou isolado por muito tempo sem convívio social. Há relatos de pessoas que estão tendo dificuldades para sair de casa, e não se trata do medo de sair de casa e sim do medo do que pode acontecer lá fora.

Fique atento aos sintomas

A síndrome da cabana foi descoberta há centenas de anos. Ela era comum nos moradores de locais frios, pois durante o inverno eles se mantinham dentro de suas cabanas e quando o inverno passava tinham medo de voltar ao convívio social. Além deles, os faroleiros que se mantinham sozinhos nos faróis e os marinheiros que viajavam por muitos meses em submarinos também desenvolviam a síndrome.

Os sintomas envolvem irritabilidade, estresse, agressividade, inquietação claustrofóbica, além de angústia e desconfiança. Como a pandemia não tem data para acabar, essas pessoas ficam ainda mais agressivas e ansiosas. O ideal é procurar ajuda psicológica se alguns dos sintomas aflorarem.

PUBLICIDADE