Bolsonaro é contrariado por médico após divulgar teste negativo da Covid-19

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, disse que testou negativo para o coronavírus, mas um infectologista contrariou seus argumentos.

PUBLICIDADE

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, foi diagnosticado com a doença Covid-19, que é causada pelo novo coronavírus, no dia 7 de julho. Desde então, o presidente não apresentou gravidade em seu quadro clínico e fez um tratamento a base de um medicamento sem eficácia comprovada, a hidroxicloroquina.

PUBLICIDADE

Bolsonaro atribui sua melhora ao medicamento que utilizou. O presidente fez três exames após o primeiro diagnóstico. O penúltimo foi feito no dia 18 de julho e o resultado para a Covid-19 ainda havia dado positivo.

Somente neste sábado, 25 de julho, o presidente Bolsonaro veio a público dizendo que havia testado negativo para a doença causada pelo novo coronavírus. No entanto, a atitude do presidente não foi vista com bons olhos pelo médico infectologista, Francisco Ivanildo de Oliveira Júnior.

O especialista explicou que os testes não são precisos e que, se Bolsonaro ainda estivesse com sintomas e o teste fosse negativo, poderia ser um “falso negativo“. Oliveira Júnior ressaltou, então, a importância dos sintomas nesses casos.

Mais importante do que o teste é o tempo desde o início dos sintomas e a evolução clínica da doença“, explicou.

PUBLICIDADE

O portal R7 divulgou as opiniões do infectologista e mostrou a avaliação de mais detalhes além de somente o teste para a doença.

Oliveira Júnior contrariou, ainda, o fato de Bolsonaro ter feito um segundo teste para saber se continuava infectado pelo novo coronavírus. “Isso criaria uma falsa sensação na população de que precisa se realizar testes constantemente“, disse, categoricamente.