Par ou ímpar? Cidade inova ao definir abertura do comércio em meio à pandemia e modelo faz sucesso

Coronavírus já vitimou mais de 84 mil pessoas no país; números seguem em alta.

PUBLICIDADE

A pandemia do coronavírus impactou fortemente o comércio nacional. Por medidas de segurança, muitos comerciantes ainda estão impedidos de retomar suas respectivas atividades em algumas cidades do país. A cidade de Votorantim, no interior paulista, encontrou uma alternativa atípica para diminuir a aglomeração dos consumidores nas lojas.

PUBLICIDADE

O método consiste na seguinte forma, se a loja estiver do lado par, pode abrir pela manhã. Já se o número for ímpar, o comércio só pode funcionar na parte da tarde. Semanalmente os horários também são alternados, para ficar de forma mais justa para todos os lojistas. 

A medida encontrada pelo município foi elogiada pelo comerciante Paulo Mendes, que tem o seu estabelecimento do lado ímpar.“Foi bom porque não gera aglomeração. A doença está aí, Nós precisamos nos cuidar”, afirmou Mendes.

Estágio da flexibilização

A cidade de Votorantim está na fase laranja do Plano São Paulo de flexibilização, e diante disso adotou o sistema de rodízio do comércio. Esta é a segunda tentativa de retomada do comércio não essencial do município, que já ultrapassou mil casos confirmados da Covid-19.

O sistema de rodízio começou em Votorantim no último sábado (18) e tem previsão de permanecer até o dia 31 de julho. Nesta semana, as lojas do lado ímpar da avenida podem funcionar até às 18h, enquanto os comércios do lado par trabalham até às 13h.

PUBLICIDADE

O método encontrado pelo município também tem agradado os moradores, que se mostram mais seguros em sair para resolver algo na rua e evitam aglomerações.