Cura para a Covid-19 pode estar nos morcegos, acreditam os cientistas

Estudiosos já sequenciaram o genoma desses mamíferos e, agora, querem encontrar o melhor tratamento para os pacientes.

R7

Uma curiosidade que muitas pessoas não sabem sobre os morcegos é que a imunidade deles é tão boa que esses mamíferos conseguem viver com o novo coronavírus sem adoecerem. E o segredo pode estar justamente no código genético do morcego.

Um grupo de cientistas conseguiu sequenciar o genoma de algumas espécies de morcegos e agora eles tentam analisar as informações para encontrar uma forma de conseguir criar um tratamento eficaz contra a Covid-19, e também outras pandemias que poderão surgir futuramente.

Emma Teeling, que é professora da University College Dublin, observou que os morcegos contam com ‘sistemas imunológicos únicos’ e que se for possível imitá-los, será possível encontrar a cura para a Covid-19.

Mas a cientista fez questão de ressaltar que até o momento tudo que os estudiosos têm são ferramentas para tentar descobrir quais serão os próximos passos para chegar a um medicamento eficaz.

Teeling está à frente de um estudo que busca decodificar os genomas de mais de 1.400 espécies de morcegos e ela explicou: “Esses genomas são as ferramentas necessárias para identificar as soluções genéticas desenvolvidas em morcegos que em última instância poderiam ser aproveitadas para aliviar o envelhecimento e as doenças humanas“.

Muitos acreditam que a Covid-19 surgiu primeiramente em morcegos e depois passou para os humanos através de algum outro animal que até hoje não foi identificado.

Porém, ecologistas alertam para que os morcegos não sejam perseguidos e nem perturbados, para que fiquem em seus habitats naturais, pois são de fundamental importância para o equilíbrio da natureza.